Como atualizar sistema hidráulico antigo – Passo a passo e cuidados

Entenda como atualizar sistema hidráulico antigo aqui neste artigo. Siga o passo a passo e confira os cuidados para não errar durante a instalação. A reforma hidráulica é uma tarefa bastante importante, permitindo que o abastecimento de água seja realizado com eficiência. No entanto, esse tipo de reforma também é indicado em casos em que a instalação não foi realizada como deveria, por isso, a importância de fazer todas as etapas corretamente. Para refazer ou substituir uma instalação hidráulica não tem jeito, é preciso contratar um profissional da área, investir em bons materiais e tomar alguns cuidados.

Se você tem dúvidas de como atualizar sistema hidráulico antigo, não deixe de continuar a leitura para saber mais com nosso passo a passo.

Como atualizar sistema hidráulico antigo

Como atualizar sistema hidráulico antigo – Acompanhe o passo a passo

A primeira dica de como atualizar sistema hidráulico antigo é investir em mão de obra especializada, um encanador profissional hidráulico que entenda de reformas e instalações. É indispensável que o profissional entenda de plantas hidráulicas, equipamentos e funcionamento de todo o encanamento. Encontre uma pessoa de confiança e com experiência comprovada, no caso de reforma do sistema hidráulico talvez o mesmo encanador que fez a instalação poderá executar o trabalho com eficiência. Além disso, para atualizar a instalação hidráulica, tenha as plantas do local, faça compra de materiais e atualize louças e metais caso seja necessário repaginar a decoração.

Veja também alguns projetos Prontos Rede Hidráulica de uma Casa.

Tenha um bom projeto hidráulico de reforma

Dentro das etapas de atualização de um sistema hidráulico tenha um bom projeto de reforma. Dessa maneira, você consegue mensurar onde será necessário instalar os canos e posições dos acessórios como vaso sanitário, torneiras e pias. Lembrando que todo projeto hidráulico, arquitetônico, estrutural, telefônico e elétrico precisam seguir normas e diretrizes para sua execução, as famosas ABNT.

Como atualizar sistema hidráulico antigo

Analise o projeto hidráulico antigo da residência

Muitas vezes, não será necessário fazer o projeto hidráulico do zero, o profissional pode analisar o projeto hidráulico antigo da residência e fazer as modificações. Por isso, é de responsabilidade do proprietário do imóvel ter em mãos a planta hidráulica antiga. Em caso de condomínio residencial, geralmente, a planta hidráulica fica com o síndico do prédio.

Depois, veja também alguns tipos de torneiras: Saiba como escolher a ideal.

Adapte o sistema hidráulico atual às necessidades dos moradores

A adaptação do sistema hidráulico para a atual necessidades dos moradores deve ser considerada, visto que com o tempo podem precisar de atualizações. Por exemplo, uma casa muito antiga costuma ter um banheiro mais espaçoso e com a presença do clássico “bidê”, muito usado nos anos 70 e 80. Hoje esse acessório foi substituído pelos vasos sanitários com bidê acoplado, realizando a mesma funcionalidade. Se optar pela troca do bidê, o aconselhável é fechar o registro e cano que disponibilizava água para o acessório.

Como atualizar sistema hidráulico antigo

Realize a troca de equipamentos e tubulações

Nas instalações antigas, é comum que os canos de água fria sejam de ferro e de água quente sejam de cobre. Neste sentido, a realização da troca da tubulação é bastante importante, pois evita contaminações por ferrugem e outros danos causados pelas tubulações antigas. Os canos de ferros poderão ser substituídos por PVC e os canos de cobre por PPR, um material resistente e mais seguro.

Adicione registros quando necessário

Uma das grandes vantagens do uso de registros no sistema hidráulico é sua funcionalidade, quando instalados em cada cômodo fica mais fácil consertar um entupimento de ralo, por exemplo. Adicionar registros quando necessário evita apuros na hora de fechar a liberação de água no ambiente, por esse motivo, vale a pena investir em um registro em cada cômodo.

Substitua e invista em ralos novos

A substituição e o investimento em ralos novos ajuda no escoamento da água durante as limpezas, uso convencional e ainda, evita infiltrações. No caso do ralo do banheiro, existem alguns modelos que podem ser fechados e abertos a cada uso, evitando o mau cheiro e possíveis invasões de insetos.

Como atualizar sistema hidráulico antigo

Atualize as louças e peças sanitárias

Para finalizar todas as etapas de como atualizar sistema hidráulico antigo, temos o exemplo das atualizações das louças e peças sanitárias. Com as novas tubulações e equipamentos, trocar o vaso sanitário, pia, torneiras, registros e ralos pode ser uma importante etapa para finalizar seu projeto atualizando a decoração.

Cuidados ao atualizar sistema hidráulico antigo

Seguir todas as dicas de como atualizar sistema hidráulico antigo é importante, assim como os cuidados que precisa ter nesse processo de reforma.

Sempre siga as plantas hidráulicas do local 

Independente se é uma atualização da instalação hidráulica em residência ou apartamento, é indispensável que você siga as plantas técnicas do local. Esse cuidado ajuda a trazer segurança durante a execução da reforma, bem como, a projetar novas instalações.

Atenção redobrada ao realizar reforma hidráulica em apartamento

Com relação aos apartamentos a atenção deve ser redobrada durante uma reforma hidráulica. Neste caso não é recomendado alterar a instalação estrutural e quebrar uma parede pode resultar em um problemão. Além disso, nos condomínios residenciais é preciso seguir as regras, fazer reforma no horário recomendado e tomar cuidado com a perturbação do sossego dos vizinhos.

Evite perfurar a parede para instalação de acessórios

Uma dica é sempre evitar perfurar a parede para instalação de acessórios, esse cuidado evita quebrar algum cano. Muitos acessórios podem ser fixados com cola adesiva nas paredes, facilitando a instalação e atualização das decorações no espaço.

Invista em materiais hidráulicos de qualidade

É indispensável que você invista em materiais hidráulicos de qualidade, apostando em canos, joelhos, encaixes, T e diversos outros acessórios. Não se esqueça que para água quente, existem outros modelos de canos, trazendo mais funcionalidade e segurança para o sistema hidráulico da sua casa.

Cuidado com as enjambrações na parte hidráulica

Não poderíamos deixar de fora os cuidados com as enjambrações na parte hidráulica. Afinal, esse é um sistema que exige cuidados. Antigamente para conectar um cano ao outro eram esquentadas as tubulações, mas hoje podemos contar com acessórios que fazem com mais segurança esse papel. Os cotovelos, roscas e T são acessórios para fazer essas conexões, porém, o excesso delas pode dificultar a pressão da água dentro do cano.

Portanto, cuidado com as enjambrações na parte hidráulica, invista em conexões necessárias, sem exagero. A maioria dos materiais hidráulicos são desenvolvidos em tamanhos, composições e formatos que atendem uma nova instalação ou ajuda como atualizar sistema hidráulico antigo.

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.