Modelos de torneira para banheiro

Para mudar a decoração do banheiro, você não precisa gastar demais nem fazer grandes reformas. Pequenas mudanças no ambiente já dão uma grande diferença, como por exemplo escolher uma versão bem diferente entre os novos modelos de torneira para banheiro.

torneiras para banheiro
Modelos de torneira para banheiro (Foto: Pixabay)

Além de contribuir para renovar o visual desse ambiente, a torneira tem outras funções bastante importantes, como controlar a vazão da água e evitar que ela respingue ou escorra, possibilitando que a higiene das mãos e do rosto seja feita de forma confortável.

Ou seja, para que uma torneira de banheiro cumpra o seu papel ela precisa ser bonita e funcional, mas encontrar modelos que tragam essas duas características pode não ser uma tarefa muito fácil. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para ajudar na sua escolha. Confira!

Tipos de torneira para banheiro

Não faltam opções de modelos de torneiras para usar no banheiro, cada um com suas vantagens e desvantagens. A versão convencional, mais simples e barata, combina com praticamente qualquer estilo decorativo, mas não permite mudar a temperatura da água.

Para quem tem sistema de aquecimento da água em casa, uma boa pedida pode ser a torneira com misturador, modelo que possibilita escolher entre a água fria e a água quente, além de permitir mesclar as duas opções. Nesse caso, encontramos os modelos misturador monocomando (com uma alavanca) e misturador duplo comando (dois registros).

torneiras para banheiro
Além de usada na higiene das mãos, a torneira também embeleza o ambiente (Foto: Pixabay)

As torneiras para banheiro com temporizador são outra ótima alternativa, principalmente para quem está querendo economizar na conta de água. Essas versões, muito encontradas em banheiros de estabelecimentos comerciais, fecham o registro automaticamente após um curto período de tempo, evitando o desperdício de água.

Encontramos também as torneiras de parede, torneiras de mesa, torneiras de vidro, torneiras de metal e as torneiras de plástico ABS, modelos muito populares e que combinam com praticamente qualquer tipo de banheiro.

Vale destacar ainda outras versões interessantes, como:

  • Torneiras de pressão
  • Torneiras de esfera
  • Torneiras de discos cerâmicos
  • Torneiras com sensor de proximidade
  • Torneiras ¼ de volta

Como escolher

Na hora de escolher a torneira para o banheiro, leve em conta a estética e também a funcionalidade, principalmente. Se há água fria e quente no cômodo, aposte nos misturadores, que vão oferecer um maior conforto. Mas se há apenas água fria você não precisa gastar demais, podendo optar por uma torneira convencional.

torneiras para banheiro
As torneiras devem ser escolhidas conforme o estilo usado no banheiro (Foto: Pixabay)

Pensando em uma maior durabilidade e resistência à corrosão, é melhor apostar nos modelos metálicos, mas se você quer uma versão personalizada e diferente, invista nas versões de plástico ABS, que por sua vez são menos duráveis.

As torneiras temporizadas são uma ótima alternativa para as casas onde o uso do banheiro é constante e nas quais há uma grande circulação de pessoas, propiciando uma boa economia. Já para uma decoração mais moderna e chamativa, você tem uma opção bastante interessante que é a torneira de vidro.

Como escolher a torneira ideal para o seu banheiro?

Além da própria estética, você deve considerar que a torneira do seu banheiro precisa receber uma pressão de água suficiente. Há vários modelos que você pode escolher e, de preferência, prefira equipamentos das marcas Docol ou Deca, que são duas boas marcas para o seu projeto hidráulico.

Os modelos ¼ são boas alternativas para quem deseja uma torneira que não precisa fazer força para abrir. Elas são também boas opções para quem precisa de um equipamento simples de usar e manter, já que a manutenção nas torneiras ¼ é mais fácil.

Quais tipos de torneira para pia de banheiro?

Muitos são os modelos que você pode escolher para a sua torneira da pia do banheiro. Os modelos de bica, revestimento e também capacidade de fluxo de água são alguns dos critérios que você deve observar. Veja abaixo alguns modelos de torneira para pia de banheiro:

  • Bica alta;
  • Bica baixa;
  • Bica média;
  • Do tipo cascata;
  • Com misturador grande;
  • Revestimento preto no encanamento;
  • Com fluxo hidromecânico;
  • Entre outros modelos.

Além disso, a torneira deve ser adequada para o tipo de instalação, que muitas vezes é na própria bancada. Mas por outras vezes, é possível instalar a torneira na própria parede. Nesse caso, é preciso contar com a ajuda de um profissional de hidráulica para quebrar a parede e levar o cano até o ponto de instalação da torneira. Mas que fica bacana, com certeza fica!

Qual o tamanho ideal para torneira do banheiro?

Não há um tamanho ideal para a torneira do banheiro, já que isso vai depender exclusivamente do tipo de móvel que você tem no ambiente. Alguns móveis pedem uma bica alta, outros móveis pedem uma bica baixa ou até mesmo de outra cor. Se houver um móvel superior, a bica precisa caber embaixo do móvel. De média, podemos dizer que 15cm é uma altura interessante para a torneira da pia do banheiro.

Modelos para inspirar

Veja mais modelos de torneira para banheiro e inspire-se para mudar a decoração do seu espaço.

torneiras para banheiro
(Foto: Pixabay)
torneiras para banheiro
(Foto: Pixabay)
torneiras para banheiro
(Foto: Pixabay)
torneiras para banheiro
(Foto: Pixabay)
torneiras para banheiro
(Foto: Pixabay)
torneiras para banheiro
(Foto: Pixabay)
torneiras para banheiro
(Foto: Pixabay)
torneiras para banheiro
(Foto: Pixabay)
torneiras para banheiro
(Foto: Pixabay)
torneiras para banheiro
(Foto: Pinterest)
torneiras para banheiro
(Foto: Pinterest)
torneiras para banheiro
(Foto: Pinterest)
torneiras para banheiro
(Foto: Pinterest)

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.