Tinta para Ferro: Como escolher as melhores opções?

Escolher a tinta para ferro certa é o primeiro passo para ter sucesso na pintura de portões, grades, janelas, cercas, bancos, cadeiras, mesas e outros produtos de ferro. Não sabe como fazer? Continue conosco que vamos lhe contar!

Tinta para Ferro
Tinta para Ferro: Como escolher as melhores opções? (Foto: Pixabay)

Presente em muitos itens, o ferro é um material bastante resistente e duradouro, que ajuda a dar um toque rústico na decoração, além de conferir maior segurança para os moradores e frequentadores desses locais.

Mas para que ele tenha maior durabilidade e apresente um visual interessante, é preciso cuidar da sua manutenção, incluindo trocar a pintura de tempos em tempos, o que ajuda, por exemplo, a proteger o ferro contra os efeitos do sol e da chuva.

As melhores tintas para ferro

Qual a melhor tinta para pintar portão de ferro? Para garantir bons resultados e um visual mais duradouro, é essencial escolher a tinta certa, que servirá também para pintar janelas, portas e grades de ferro, além de outros itens fabricados com esse material.

Entre as melhores tintas para ferro, o esmalte sintético é a mais indicada. Disponível nas versões à base de água e à base de solvente, a tinta esmalte ajuda a revitalizar os portões, podendo apresentar acabamento fosco, alto brilho ou acetinado. A durabilidade média do esmalte é de dois anos.

Tinta para Ferro
É preciso preparar o ferro antes de iniciar a pintura (Foto: Reprodução internet)

Outra opção de tinta indicada para a pintura de portões de ferro é a tinta a óleo, conhecida por garantir uma boa impermeabilidade, e que também pode ser usada na pintura de aço.

Já a tinta automotiva é considerada a melhor opção para a pintura de ferro, devido à sua alta resistência às ações do tempo e por oferecer uma proteção média de cinco anos. No entanto, ela custa bem mais do que as outras duas alternativas.

Preparação para a pintura

Antes de iniciar a pintura de portões, grades, janelas e outros itens de ferro, é preciso ter alguns cuidados para obter um acabamento satisfatório:

  • Lixe bem o ferro, para remover a tinta antiga.
  • Elimine qualquer foco de ferrugem (use uma escova de aço e um anticorrosivo).
  • Faça uma boa limpeza, para remover gorduras e outras sujeiras acumuladas (use água e detergente neutro).
  • Caso haja frestas no portão, corrija-as com massa plástica.
  • As etapas de preparação e pintura devem ser feitas no mesmo dia, preferencialmente, para evitar a oxidação do ferro, que estará sem proteção.

Dicas para pintar portão de ferro

Agora que você conhece as melhores opções de tintas para ferro e tomou alguns cuidados na preparação, já é hora de começar a pintura. E para esse processo, também vamos passar algumas dicas.

Tinta para Ferro
A pintura ajuda a melhorar o visual e a aumentar a longevidade do portão de ferro (Foto: Pixabay)

Se o portão for muito grande, é recomendável usar o compressor para pintura, que vai facilitar o trabalho, principalmente no caso de utilização da tinta automotiva. Mas se a escolha foi pelo esmalte, a aplicação pode ser feita com pincel ou rolo de lã.

Não se esqueça de usar luvas, óculos e máscara de proteção, além de roupas mais velhas, pois elas irão ficar sujas de tintas.

E para finalizar, realize a pintura nas primeiras horas da manhã ou mais para o final da tarde, períodos em que o sol não está tão forte e não vai danificar a tinta.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *