Telhas de Fibrocimento – Preços e modelos

As telhas de fibrocimento podem ser utilizadas em obras residenciais, industriais e comerciais, estando disponíveis em diferentes modelos para se adequar a qualquer projeto arquitetônico. Para saber mais sobre esse material não deixe de ler o artigo a seguir!

Telhas de Fibrocimento
Telhas de Fibrocimento: Preços e Modelos (Foto: Reprodução Eternit)

Telhas de Fibrocimento

Parte mais visível do telhado, a cobertura é também a área que mais sofre com as ações do clima, tendo que aguentar mudanças rápidas e repentinas de temperatura sem deixar de oferecer conforto aos usuários do imóvel. Por isso, é fundamental escolher o material certo para a sua obra.

Além da clássica cerâmica, presente em grande parte dos projetos, e do PVC, que tem ganhado muito destaque ultimamente, outra opção em alta é o telhado de fibrocimento, conhecido pela leveza e facilidade de instalação, características que têm atraído muitos consumidores.

Modelos

O que é fibrocimento? Trata-se de um composto surgido a partir da união do cimento comum com fibras (10% a 15%) de qualquer espécie, que podem ser de origem vegetal ou mineral. O tipo mais popular é o que utiliza fibras de amianto na composição e serve de base para a produção de muitos materiais de construção, entre os quais as telhas.

Mais baratas que as telhas de cerâmica, as telhas de fibrocimento aparecem muito em construções mais simples, devido aos baixos custos, e também nas obras em que se deseja economizar no telhado sem perder a qualidade.

Telhas de Fibrocimento modelos
Uma das versões mais conhecidas é a telha ondulada (Foto: Reprodução Pinterest)

Os modelos de telhas de fibrocimento mais comuns são o ondulado, bastante utilizado para a cobertura de residências, e o estrutural, que geralmente aparece mais em grandes coberturas comerciais (galpões, garagens, armazéns, etc.).

Os tipos de telhas de fibrocimento também podem variar de acordo com a fabricante, já que cada marca tem linhas específicas produzidas a partir deste material. Algumas das marcas que comercializam modelos de fibrocimento são Precon, Eternit e Brasilit.

Leia também: Projetos de telhados

Vantagens e desvantagens

Quais são as vantagens da telha de fibrocimento? Uma delas já comentamos acima, que é a economia. Além dos preços mais acessíveis, ela também é fácil e rápida de instalar, fazendo com que os gastos de mão de obra sejam menores.

Outros benefícios que elas apresentam são:

  • Alta durabilidade (alguns modelos chegam a durar décadas);
  • Boa flexibilidade;
  • Melhor acabamento;
  • Encaixe perfeito.
Telhas de Fibrocimento preços
Elas são mais baratas, mas têm uma aparência simplória (Foto: Pinterest)

Vale destacar ainda que ela tem sido muito utilizada nos telhados embutidos, estilo que está na moda e que se caracteriza pelas platibandas elevadas ao redor da estrutura, impedindo a visualização das telhas.

Com relação às desvantagens das telhas de fibrocimento, um dos pontos a se destacar é a baixa resistência térmica do material, podendo resultar em altas temperaturas no interior do imóvel, caso a região seja mais quente. Para amenizar esse problema, é necessário usar uma manta térmica no telhado ou apostar nas versões com maior capacidade térmica, lançadas por alguns fabricantes.

É importante também mencionar a estética mais simples desse tipo de telha, o que pode não agradar às pessoas em busca de projetos mais elegantes e diferenciados.

Preços

Quanto custa? Os preços das telhas de fibrocimento variam de acordo com o modelo, o tamanho e a marca. Em média, a unidade pode custar de R$ 20,00 a R$ 60,00, dependendo dos fatores citados.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *