Telha Colonial – Modelos, Preços

A telha colonial é, certamente, um dos tipos de telhas mais populares do Brasil, aparecendo em diferentes tipos de projetos arquitetônicos, sempre conferindo muito estilo, beleza e funcionalidade.

Telha Colonial
Telha Colonial – Modelos, preços (Foto: Pinterest)

Telha Colonial

Ela é utilizada para fazer o tradicional telhado colonial, que se caracteriza por trazer telhas de cerâmica apoiadas em uma reforçada estrutura de madeira, podendo apresentar uma, duas, três ou até quatro águas (inclinações iguais ou distintas), unidas pela cumeeira (linha horizontal), tendo o fechamento realizado com o auxílio de oitões.

Quer conhecer melhor esse tipo de telha? Basta continuar a leitura!

Modelos

A telha colonial mais comum é a de cerâmica, que apresenta a forma de meia-cana e pode ser usada de maneira alternada, para cima e para baixo, contribuindo para uma maior vazão da água da chuva. Também chamada de telha de barro, ela está disponível em várias opções de cores (as mais comuns são palha e vermelha), combinando com diferentes fachadas.

Mas há ainda outros tipos de telhas coloniais, fabricadas com diferentes materiais, como o PVC (ou PET). As telhas coloniais de PVC são versáteis e mais leves, não exigindo uma estrutura de madeira tão reforçada para suportar o seu peso, o que resulta em gastos menores.

Telha Colonial de vidro
Telha colonial transparente (Foto: Reprodução Americanas.com)

Porém, as telhas de material sintético podem sofrer com a ação do vento, especialmente em regiões onde há fortes correntes de ar. Por esse motivo, é preciso calcular a inclinação do telhado com precisão e ter muita atenção com o espaçamento das vigas, para evitar acidentes durante situações de fortes rajadas de vento.

No mercado também é possível encontrar outros modelos de telha colonial, como as fabricadas em fibrocimento, pedra, zinco e madeira. A escolha depende da inclinação do telhado, o que vai influenciar ainda a fixação e a estrutura que irá suportar o peso da cobertura.

Vantagens e desvantagens

Além do visual proporcionado, um dos mais bonitos e tradicionais nos projetos arquitetônicos brasileiros, a telha colonial apresenta diversas outras vantagens, como um bom isolamento acústico e térmico, podendo ser utilizada tanto em regiões quentes quanto de clima mais ameno, oferecendo muito conforto aos moradores.

Telha Colonial
O clássico telhado colonial (Foto: Pixabay)

Entre as vantagens da telha colonial, podemos destacar também a grande resistência às ações do tempo, a boa durabilidade, a baixa manutenção, a adaptação a diferentes modelos de telhados e a ampla variedade de cores, permitindo personalizar a cobertura.

Por outro lado, alguns tipos de telhas coloniais podem absorver muita água, ficarem manchadas e quebrarem mais fácil. Outro ponto negativo é que os gastos para a montagem da estrutura do telhado podem ser maiores, para suportar o peso das telhas.

Preços

Já com relação aos preços da telha colonial, os valores vão depender do modelo escolhido, da marca, das dimensões e do material de fabricação, entre outros fatores. Por isso, recomendamos pesquisar bastante antes de comprar, fazendo orçamentos em vários estabelecimentos e também em lojas online.

Telha Colonial modelos
Telhado colonial duas águas (Foto: Pinterest)

Outra dica é procurar profissionais bem recomendados e de confiança para fazer a instalação do telhado colonial.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *