Quantas telhas usa-se por metro quadrado?

Quando estamos construindo ou reformando, sempre prestamos atenção aos detalhes, como por exemplo, na quantidade de materiais que serão usados para que esta construção seja realizada. Por esse motivo, trouxemos algumas informações sobre Quantas telhas usa-se por metro quadrado para quem está procurando por essa informação, poderá saber mais sobre o assunto e calcular os gastos corretamente, evitando assim o desperdício.

Quantas telhas usa-se por metro quadrado?

Quantas telhas usa-se por metro quadrado

Um dos aspectos mais importantes quando se está construindo uma casa ou qualquer outro local é o planejamento. Esse planejamento geralmente começa com um projeto e com ele em mãos, dá-se inicio as construções. No planejamento estão descritos itens como compra de materiais, administração de mão de obra eu outras atividades que fazem parte da etapa de construção.

Quando se trata de uma mão de obra muito grande, o engenheiro ou o mestre de obras fica encarregado de realizar o cálculo dos materiais que serão usados para a construção e um exemplo desses materiais são as telhas. É sempre bom ter o cálculo de telhas que serão usadas para não correr o risco de sobrar muita telha ou então faltar o material. Porém nem toda obra tem um engenheiro ou mestre de obras para realizar esse cálculo e por isso ele tem que ser feito por você mesma.

Quando se trata de um cálculo de telhado, deve-se considerar a questão do desnível, pois a conta não é feita em metros quadrados planos, ou seja, um exemplo seria se sua residência tiver cem metros quadrados (100m2) de construção, o seu telhado será maior do que essas medidas, um vez que o telhado fica inclinado.

Quantidade de telhas por metro quadrado

De acordo com as informações divulgadas no site da Brasil Telhas (www.brasiltelhas.com.br), a quantidade de telhas que se usa por metro quadrado varia do modelo de cada uma delas, sendo as principais telhas estão descritas abaixo:

  • Romana: 16 peças por m/2
  • Italiana: 14 peças por m/2
  • Colonial: pequena 24 peças por m/2 e a grande 16 pç.
  • Francesa: 16 peças por m/2
  • Portuguesa: 17 peças por m/2
  • Americana: 12,5 peças por m/2

Como calcular o metro quadrado do telhado

Para fazer o cálculo do metro quadrado do telhado e comprar as telhas na medida correta é bem simples. Vamos tomar como exemplo uma casa com medidas de 100 metros quadrados de construção, duas águas e beiral de 50 centímetros. Essa casa tem 12 metros de comprimento e 8 metros de largura.

A conta será: 12×8=96 e como se trata de um telhado com duas águas, será em torno de 4,5 metros de cada lado, mas não podemos nos esquecer do desnível, portanto nesse caso seria arredondado para 5 metros. Lembrando que é sempre recomendado que se contrate um profissional para realizar este trabalho para que o mesmo possa ter o resultado esperado.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *