Preço de Escritura de Imóvel: Casa, terreno

Muitas pessoas desejam comprar uma casa, um terreno ou apartamento e até mesmo outro imóvel, mas se esquecem de conferir os outros gastos por traz do valor do imóvel ou terreno. Todo imóvel ou terreno tem que ter uma escritura e também a transferência legal para que o registro possa ser efetivado. A transferência legal do imóvel ou terreno é feita através de uma escritura e que deve ser registrado em cartório. Toda escritura tem um preço e sobre isso que vamos falar logo abaixo. Saiba mais sobre o preço de escritura de imóvel.

Preço de Escritura de Imóvel

Preço de Escritura de Imóvel

Quando um imóvel ou um terreno é comprado, é preciso dar andamento no processo de escritura e para isso é preciso que o comprador pague duas taxas, sendo o custo de cartório e o custo do ITBI que na verdade é o Imposto sobre Transferências Imobiliárias que se trata de um imposto municipal obrigatório que deve ser pago no ato da escritura.

Esse valor cobrado pela escritura da casa ou do terreno na verdade depende muito da região, pois há uma tabela progressiva, porém esse valor é fixo, dependendo da faixa em que o valor do imóvel entrar. Quanto ao ITBI (Imposto sobre Transferências Imobiliárias) é cobrado uma taxa de 2% do valor do imóvel que está declarado na escritura, podendo ser o valor real ou o valor de venda.

escritura 3


O valor da escritura precisa ser especificado, podendo ser o valor real ou o valor de venda como já dissemos. O valor de venda é o preço que a prefeitura se encarrega de colocar, é um valor mais baixo do que o valor real. Já o valor real é aquele valor em que a compra foi efetivada, aquele valor de transação. Quando uma escritura é feita com o valor real, o preço da mesma será mais alto, pois como já dissemos, o valor da escritura é proporcional ao valor declarado, porém se optar pelo valor de venda, poderá ter problemas quanto ao imposto de renda e ai fica a seu critério e para escolher a melhor opção, consulte antes um profissional.

preço escritura 1

Preço para registro

Depois de dar andamento na escritura, é preciso registrá-la no Cartório de Registro de Imóveis e pagar pelas taxas dessa escritura. No site da Associação dos Registrados Imobiliários do Estado de São Paulo pode-se conferir a tabela com os valores das taxas a serem cobradas de acordo com o valor do imóvel ou terreno adquirido. Para conferir essa tabela, acesse: https://www.registradores.org.br/Servicos/frmTabelaCustas.aspx. Normalmente quando o imóvel ou terreno é financiado, o próprio banco se encarrega de verificar esses valores e alguns deles até solicita o depósito de 5% do valor do imóvel ou terreno para arcar com essas despesas.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *