Plantas Nativas do Cerrado: Como cuidar e plantar

Uma casa com plantas é o diferencial, por isso, vale muito a pena aprender como é que faz para ter à disposição produtos diferenciados em casa, plantas que nem sempre são de origem da sua região de moradia. No entanto, algumas plantas nativas do cerrado podem não adaptar muito bem longe desse ambiente, sou somente florescer em épocas mais frias do ano. Confira como ter perto de você Plantas Nativas do Cerrado: Como cuidar e plantar.

Plantas Nativas do Cerrado: Como cuidar e plantar (Foto: Divulgação)

O que é Cerrado?

Antes de falar das plantas nativas do Cerrado vamos falar sobre o Cerrado, o que ele é propriamente.  O solo desse tipo de local tem muitas deficiências nutricional. Esse solo tem pouca disponibilidade de meios da planta subtrair a sua alimentação. Além disso, o solo desse tipo de local é rico em alumínio.

As plantas do Cerrado se adaptam as adversidades (Foto: Divulgação)

Plantas do Cerrado se adaptam ao solo com poucos nutrientes

O solo do Cerrado é classificado como sendo ácido, distrófico e latossolo. Com isso, as plantas apresentam uma baixa produção de biomassa. O que significa o “esclero morfismo” das vegetação. Por isso, para ter uma vegetação nesse tipo de solo a planta precisa se adaptar a ele, sendo 100% propicia para crescer nessas condições.

O Ipê amarelo é bem típico do Cerrado (Foto: Divulgação)

Plantas Nativas do Cerrado: Como cuidar e plantar

As plantas nativas do Cerrado são bem simples de serem cuidadas por estarem adequadas a adversidades. Por isso, vale muito a pena entender como cada planta funciona antes de sair plantando. Confira a seguir as plantas do Cerrado que você pode plantar na sua região e que não precisam de muito cuidado:

  • Ipê amarelo – nome científico: tibouchina granulosa – Essa planta tem folhas decíduas e durante a estação mais florida do ano, a primavera, apresenta flores amarelas exuberantes.
  • Mulungu – nome científico: erythrina – Essa espécie possui folhas decíduas e também floresce durante a primavera, com flores bem vermelhas e lindas.
  • Pau ferro – nome científico: caessalpinea férrea – Essa é uma das plantas mais lindas para se ter em casa se você morar em uma área de Cerrado, pois tem lindas flores amarelas.
  • Jacarandá de Minas- nome científico: jacaranda cuspidifolia – Essa flor é perfeita para um projeto de paisagismo, já que possui lindas flores azuis.
  • Aleluia – nome científico: senna macranthera – Essa planta possui lindas flores amarelas que dão o ar da graça no verão.
  • Quaresmeira – nome científico: tibouchina granulosa – As flores aparecem no outono em tons diferentes de rosa.
  • Palmeiras nativas do Brasil Babaçu – nome científico: orbignya phalerata – Essa planta também é conhecida como buriti, maurita flexuosa; palmeira-juçara entre outros.

 

E para finaliza, conheça algumas árvores frutíferas do Cerrado:  goiabeira, araticum do mato e araçá amarelo.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *