PINGADEIRA: O que é, para que serve?

Depois que concluímos uma obra de uma casa, sempre precisamos prestar atenção se todos os detalhes estão bem feitos e se não nos esquecemos de nada, afinal, se algo não foi feito corretamente, pode ocasionar em um problema e dar muita dor de cabeça. Um dos exemplo que temos é em relação a água da chuva que pode trazer muitas complicações a sua construção e é por isso que a pingadeira tem uma função extremamente importante, ou seja, ela serve para ajudar quando chove e não só num processo estético. Para quem não conhece a Pingadeira, trouxemos algumas informações sobre ela e para que serve.

PINGADEIRA: O que é, para que serve?

O que é Pingadeira

A Pingadeira, para quem não conhece, trata-se de um acabamento externo de proteção que tem como função desviar a água da chuva e impedir que a mesma escorra ao longo da parede e com isso prejudicar a fachada da sua casa, fazendo com a mesma fique manchada. A pingadeira pode ser instalada na base do vão de uma esquadria e esse processo ajuda a evitar que a água da chuva acumule naquele ponto e cause uma deterioração por conta da umidade.

O comprimento e a largura da pingadeira depende do tipo de janela e da parede onde será instalada. O ideal é que a pingadeira não seja muito fina, pois dessa forma a água poderá escorrer da mesma maneira e sem dificuldades.

pingadeira-para-que-serve

Tipos de pingadeira

Podemos encontrar diversos modelos de pingadeiras, ou seja, elas podem ser feitas de mármore pré-moldada ou ainda feita durante a construção do peitoril, com concreto. Quando estamos planejando uma construção, a pingadeira deve ser planejada com antecedência e no caso de construção de apartamentos e edifícios, o uso da pingadeira é extremamente recomendado, pois a agua não contribui em nada na estrutura física da construção, além de deixar a estrutura com aparência de suja.

Temos a pingadeira de concreto que é ideal para muros. O concreto um material relativamente permeável, e por isso evita que a água se acumule por ser uma peça esbelta. É necessário tomar muito cuidado na hora do transporte e instalação destas peças.

Há também a pingadeira de granito que muito é resistente e trabalhável. Geralmente usa-se as pingadeiras de granito na base de vãos de janelas, mas estas peças em granito costumam ser mais caras que as feitas de concreto.

pingadeira-o-que-e

Instalação de pingadeira

Geralmente a pingadeira é instalada rente a janela, mas é importante prestar a atenção para que a mesma fique inclinada para fora para que a água possa escorrer sem prejudicar a fachada. Se a pingadeira ficar reta ou caída para a parte de dentro, pode acontecer de acumular água e a mesma penetrar no interior da construção. Agora que você conhece para que serve a pingadeira, poderá escolher a melhor e instalar em sua casa.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *