Madeirite para Construção: O que é, para que serve

Vamos esclarecer algumas dúvidas que muitas pessoas tem a respeito do Madeirite para Construção: O que é, para que serve. Algumas pessoas pensam em usar o madeirite na construção ou reforma, mas muitas vezes não sabem qual o tipo de madeirite indicado para determinados tipos de construção. Para quem deseja esclarecer essas dúvidas, confira as informações que trouxemos a respeito desse tipo de material.

Madeirite para Construção

Para quem não conhece, o madeirite nada mais é do que uma chapa utilizada em construção civil e que também pode ser encontrado em alguns modelos específicos, como por exemplo, madeirite resinado que é um dos mais utilizados devido ao baixo custo e geralmente encontramos o madeirite resinado em construções residenciais. Também temos o madeirite fenólico que é comum em construções de prédios, indústrias, ou seja, em locais que precisam de maior resistência.

Há também o madeirite plastificado que geralmente é usado em trabalhos com concreto aparente e que exigem uma maior resistência a água. O madeirite normalmente é vendido em chapas de 110 cm x 220 cm. As espessuras variam em 6 mm, 10 mm, 12 mm, 14 mm, 18 mm, e 20 mm.

Tipos de madeirite

Madeirite Resinado: Esse tipo de madeirite é encontrado em chapas compostas por um número ímpar de camadas superpostas, prensadas com a ajuda da cola branca para que as fibras se cruzem. Usa-se esse tipo de madeirite em barracas e canteiros de obras.

Madeirite para Construção

Madeirite Fenólico: As chapas do madeirite fenólico são prensadas com o auxílio da cola preta e as fibras também se cruzam. Sempre são usados números ímpares de chapas. Há bastante uso para fazer formas de muitos tipos, construções pesadas e palcos.


madeirite-2

Madeirite Plastificado: Assim como o fenólico, as chapas de madeirite plastificado também são construídos com números ímpares de camadas que ficam superpostas e prensadas também com a cola preta. O madeirite plastificado leva uma película em sua composição, denominada filme, para que permaneçam com acabamento aparente, suportando mais a umidade. O madeirite plastificado geralmente é usado para produzir formas de muitos tipos para concreto aparente, e piso de carroceria de caminhão, entre outros.

madeirite-3

Chapa OSB: Essa chapa é composta por três camadas com tiras de madeiras prensadas onde usa-se a resina de MUPF composta por: melanina, resina fenólica, uréia, formol. Esse tipo de chapa é usado para montagem de canteiro de obras, pisos, tapumes de obras e forros.

madeirite-4

Preço de madeirite

Os preços das peças de madeirite variam de acordo com o tamanho e com o local onde você irá adquirir, porém os valores partem de 10 reais para as chapas mais finas até 200 reais a unidade, dependendo da espessura e do material do madeirite. Podemos dizer que o valor varia de entre 25 reais a 60 reais de acordo com o tamanho e região.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *