Impermeabilização de sofá: Porque é importante? Como fazer?

Comidas e bebidas derramadas no sofá podem danificá-lo e diminuir a vida útil do estofado. Mas você sabia que existe uma maneira bastante eficaz de protegê-lo desses problemas? Estamos falando da impermeabilização de sofá.

Impermeabilização de sofá
Impermeabilização de sofá: Porque é importante? Como fazer? (Foto: Pixabay)

Procedimento muito simples e prático, que pode ser feito em casa mesmo, com a ajuda de produtos específicos, a impermeabilização protege diferentes tipos de tecidos, impedindo que os líquidos e a sujeira penetrem em sua estrutura.

Após o estofado passar por esse processo, qualquer líquido derramado sobre ele ficará apenas na superfície do móvel, pois o impermeabilizante cria uma resina envolvendo a trama do tecido, fazendo com que o líquido seja repelido assim que entrar em contato com o sofá.

As vantagens da impermeabilização

Quem tem crianças em casa sabe como o sofá está sujeito a sofrer com o derramamento de líquidos, comidas, restos de alimentos e outros tipos de sujeiras. E se houver cães e gatos no imóvel, os riscos são ainda maiores, por causa dos pelos que eles soltam e da urina. Mesmo quem mora sozinho também pode passar por esses problemas.

É aí que entra a importância da impermeabilização do sofá, que vai proteger o estofado das ações de líquidos, comidas e pelos, entre outras coisas, aumentando a vida útil do sofá, além de facilitar o processo de limpeza (para limpar, basta passar um pano seco ou papel toalha para absorver a água, café, cerveja, vinho, suco e outros tipos de líquidos).

Como impermeabilizar sofá
Derramar comida e bebida no sofá é algo que pode acontecer a qualquer hora (Foto: Reprodução internet)

Entre as vantagens da impermeabilização do sofá, também podemos destacar:

  • Evita manchas causadas por bebidas e alimentos.
  • Previne maus odores.
  • Evita a entrada de poeira e outras sujeiras no tecido.
  • Evita o surgimento de fungos e bolor, prevenindo uma série de doenças relacionadas a eles.
  • A economia, pois ao realizar o procedimento, que custa pouco, você evita estragos que poderiam levar a ter que comprar um sofá novo.

Como fazer impermeabilização de sofá em casa

Antes de impermeabilizar, é interessante fazer uma higienização do sofá completa, para retirar a sujeira acumulada, ácaros e pequenas manchas, para deixar o estofado com aparência de novo.

Em seguida, você deve adquirir um dos produtos para impermeabilizar sofá em casa, como o ScotchGard 3M e o Ecotextil, que estão entre os mais conhecidos e podem ser comprados via internet ou em lojas especializadas.

Sofá impermeabilizado
No sofá impermeabilizado, derramar vinho não é problema (Foto: Reprodução internet)

É importante ressaltar que você deve verificar qual produto atende melhor às suas necessidades, pois alguns deles são resistentes a óleo, urina de animais e vinho, enquanto outros não. Com o produto em mãos, faça a aplicação seguindo a recomendação do fabricante, utilizando luva de proteção e outros materiais indicados.

Vale destacar que esses impermeabilizantes para usar em casa são inflamáveis, e por isso você deve aplicá-los longe de chamas, faíscas e cigarros. Outro detalhe fundamental é aguardar o tempo de secagem do produto, que costuma variar de 12 a 24 horas.

Empresas especializadas em impermeabilizar estofados

A impermeabilização caseira é mais barata, mas se você quer um trabalho mais profissional ou se o seu estofado exige um cuidado maior, vale a pena gastar um pouco mais e procurar uma empresa especializada na impermeabilização de sofá, que também pode realizar a limpeza prévia do móvel.

Faça vários orçamentos e veja qual empresa oferece o melhor custo/benefício.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *