Fachadas Verdes Ecológicas: 30 modelos de projetos incríveis

Sempre que pensamos em um estilo de fachada, logo procuramos por algo que está modernizado, por um estilo mais sofisticado e encontramos diversos materiais que podem compor uma fachada como por exemplo o metal que dá um detalhe mais rústico e contemporâneo. Mas atualmente as fachadas verdes ecológicas estão fazendo muito sucesso, dando sustentabilidade e equilíbrio com a natureza e para saber mais sobre esse tipo de fachada, confira o post que trouxemos.

Fachadas Verdes Ecológicas: 30 modelos de projetos incríveis

30 modelos de projetos incríveis de fachadas verdes ecológicas

É comum vermos as fachadas verdes ecológicas em chácaras, sítios, em locais afastados da cidade. Também podemos ver as fachadas verdes ecológicas em casas e até mesmo em estabelecimentos no exterior. Escolher uma fachada verde ecológica é uma forma de modificar um pouco, de sair do convencional e trazer um pouco da natureza para a sua casa, sem contar que elas são diferentes e incomuns.

A fachada verde ecológica é sustentável e semelhante as cercas vivas, destacando o melhor que a natureza tem para proporcionar. É praticamente impossível de não se encantar com esse tipo de fachada, ainda mais quando estamos na cidade e nos deparamos com prédios e casas a todo o momento.

Como funciona a fachada verde ecológica e suas vantagens

Esse modelo de fachada verde veio para ficar e é um conceito bem simples, basta deixar o acabamento com plantas crescendo, ou seja, elas são montadas em treliças ou então podem ser colocadas na própria parede, sem falar que ela pode ser usada tanto em uma casa como um prédio e até mesmo em estabelecimentos comerciais.

Ter uma fachada verde ecológica traz suas vantagens, como por exemplo:

  • Melhora da sensação térmica, trazendo frescor ao ambiente e ar puro; Impede a penetração sol diretamente na estrutura, reduzindo o calor;
  • Ajuda a economizar energia, reduzindo gastos com refrigeração do ambiente;
  • Evita que muros e paredes sejam pichados, ótimo para áreas urbanas;
  • As plantas utilizadas são versáteis e crescem rapidamente, dando mais beleza e exuberância à fachada;
  • Atrai animais, como pássaros, e ainda contribui para espalhar sementes por toda a região; Implantação moderna que acaba com aquele aspecto cinza e feio das metrópoles;
  • Filtra gases poluentes e garante a qualidade do ar e da vida de quem mora ou circula no imóvel;
  • Traz conforto termoacústico, evitando que ruídos e o barulho da rua chegue na área interna;
  • É um conceito econômico e acessível, só necessita de manutenção constante para manter uma boa aparência.

No Brasil podemos encontrar diversos especialistas em paisagismos e que são conhecidos como urbanistas e também os arquitetos que podem pensar em um projeto para o seu imóvel. Confira algumas fotos de fachada verde ecológica.


Agora que você já sabe como fazer sua fachada verde ecológica, poderá seguir as ideias e transformar a fachada do seu imóvel.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *