Escada Marinheiro: Modelos, Tipos, Como fazer

A escada marinheiro, para quem não conhece, trata-se de uma escada que exige um pouco mais de quem irá utilizá-la, já que será preciso o apoio dos pés e também das mãos para conseguir subir nesta escada, ou seja, enquanto as mãos seguram a barra superior, os pés apoiam-se para subir nas barras inferiores e assim acontece a subida e descida dessa escada. Para quem deseja saber mais sobre a Escada Marinheiro: Modelos, Tipos, Como fazer, trouxemos algumas informações bem interessantes para você conhecer e quem sabe até montar uma escada como essa em casa ou em outro local em que precise utilizar a mesma.

Escada Marinheiro: Modelos, Tipos, Como fazer

Escada Marinheiro

O formato da escada marinheiro está relacionado com o tipo de construção e com o local de instalação. Geralmente encontramos a escada marinheiro em indústrias, em fábricas, caixas de água, casas de maquinaria de prédios, torres de iluminação, piscinas, brinquedos de playgrounds, áreas de tratamento de água e esgoto, plataforma de petróleo e lugares semelhantes. Todos esses locais precisam ser acessados de alguma forma e a escada marinheiro é excelente para ser usada em lugares como esses.

escada-marinheiro-2


É muito comum encontramos a escada marinheiro instaladas em locais de construção ou em outro lugares como aqueles que citamos acima, mas sempre quando tiver uma escada marinheiro, é preciso observar se há o guarda corpo que funciona exatamente como um guarda corpo, ou seja, trata-se da segurança do usuário. Lembrando que para usar a escada marinheiro há algumas normas regulamentadores que devem ser seguidas para que seu uso seja correto. Essa norma é conhecida como NR18 que rege as atividades dos profissionais em altura superior a 2 metros e também outras variações de atividades.

Quando a escada tem mais de 6 metros, é necessário fazer a instalação de uma gaiola de proteção a partir dos 2 metros de altura. Essas gaiolas devem ser fechadas e bem fortalecidas, podendo suportar até 80kg em pontos vulneráveis. A escada marinheiro também precisa de patamares intermediários que na verdade são pontos de descansos que devem estar para cada lance de 9 metros e sempre protegidos por um rodapé e um guarda corpo.

escada-marinheiro

Tipos de escada marinheiro

As escadas  podem ser encontradas em materiais de alumínio e também em fibras de vidro. As escadas de fibra de vidro são as mais comuns que encontramos no mercado, justamente por ser um modelo que proporciona uma leveza, resistência a corrosão isolação elétrica e ótima resistência às intempéries, corrosões e raios UV. Para uma maior segurança, os degraus devem ser revestidos de camadas antiderrapantes que garantam uma estabilidade para quem utilizar.

Como fazer

Geralmente essas escadas podem ser encontradas prontas, apenas para serem instaladas e para isso é preciso um certo cuidado, afinal essa escada deve ser instalada com segurança e da forma correta.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *