Custo de Reforma por m2: Preços

As vezes temos algo na casa que nos incomoda, então pensamos em reformar. Hoje em dia, os gatos com uma reforma são um pouco altos, dependendo da região. O método usado é por metro quadrado e não mais pelo dia trabalhado ou pelos afazeres daquele dia. Por isso, antes de colocar uma reformar em prática, é preciso pesquisar muito. Coloque tudo na “ponta do lápis” e faça um orçamento.

Custo de Reforma por m2: Preços
Quer saber qual o custo de reforma por m2? informe-se! 

Custo de reforma por m2

O preço varia muito de região para região. No entanto, o valor da reforma por m2 sem adicionar os materiais de construção, fica em torno de 200 a 300 reais. Adicionando os materiais, fica um pouco mais caro. Esse cálculo é baseado na média dos preços do Brasil inteiro. No entanto, cada cidade tem o seu preço. Em algumas podem ser até mais caros ou mais baratos.

Os valores de uma reforma ou construção tem crescido um pouco mais. Hoje em dia, podemos encontrar casas sendo oferecidas pelo programa Minha Casa Minha Vida, que apesar de ser construção, o governo dá um subsidio. Isso facilita a compra de um imóvel e os preços de uma reforma ou construção tendem a subir um pouco mais. Outro cálculo que podemos usar como referência é que o custo de uma construção com os materiais inclusos, até mesmo com os materiais de acabamento giram em torno de 800 a 2.000 reais o metro quadrado.


Custo de Reforma por m2: Preços

Como calcular o custo de reforma por m2

O ideal é calcular o tamanho do terreno e fazer um orçamento com alguns profissionais de confiança. Nunca feche negócio com o primeiro profissional que encontrar. A não ser se este seja de confiança. Para ajudar com as contas, podemos contar com um sistema chamado SINAPI (Sistema Nacional de Pesquisas de Custos e Índices de Construção Civil). Esse é um programa da Caixa Econômica Federal em parceria com o IBGE.

O SINAPI e o IBGE são responsáveis por coletar dados como os preços dos materiais de construção, tais como o valor dos equipamentos usados em uma construção em determinada cidade, com base nos salários das categoriais profissionais. Essas informações são divulgadas no site http://www1.caixa.gov.br/gov/gov_social/municipal/programa_des_urbano/SINAPI/convenios.asp. Esse sistema é atualizado regularmente. As informações são referentes aos dois últimos meses. Sempre que for reformar, pesquise os preços no SINAPI, ele vai te ajudar com os valores. Outra forma de economizar, é comprando materiais ecológicos. Eles são mais caros, porém usa-se bem menos quantidade do que os materiais comuns.

Não se esqueça do orçamento. É importante ter o controle dos gastos e dos preços. Não se esqueça de pesquisar o custo da mão de obra dos profissionais e contratar aquele que faz um bom serviço e tem um valor mais acessível. Pesquise por obras que o mesmo já realizou se caso tiver dúvida do trabalho do mesmo.

2 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *