Como funciona a Lareira Ecológica?

Procurando uma solução simples e prática para aquecer a casa nos dias mais frios do outono e do inverno? A alternativa pode estar no uso da lareira ecológica, que ajuda a espantar as baixas temperaturas em todos os cantos do imóvel com muita eficiência e segurança.

Lareira Ecológica
Como funciona a Lareira Ecológica? (Foto: Reprodução internet)

Também conhecida como biolareira, ela é a solução ideal para quem sempre sonhou em ter uma lareira em casa, mas devido aos custos e toda a engenharia envolvida na obra acabou deixando esse desejo de lado.

Ao contrário da lareira convencional, essa versão inovadora, ideal para os países de clima tropical, não emite fumaça, não precisa de chaminé e muito menos lenha para queimar, além de ser portátil e estar disponível em diferentes tamanhos e modelos, prontos para usar em qualquer casa, apartamento ou escritório.

Como funciona

A lareira ecológica funciona com a queima de um biofluído, uma espécie de etanol, um tipo de álcool que não gera fumaça nem poluentes durante a sua queima (a emissão de gás carbônico é mínima, de acordo com os fabricantes do produto).

O álcool fica armazenado no queimador, uma caixa de aço inoxidável que traz uma abertura regulável, por meio da qual é possível controlar a altura da chama, a sua intensidade e o tempo de aquecimento.

lareira ecológica modelos
Alguns modelos são bem pequenos e fáceis de transportar (Foto: Reprodução interne)

Dependendo do modelo e do tamanho, a lareira a álcool, outro nome pelo qual ela é conhecida, pode aquecer até 120m² de área, o equivalente a uma casa ou apartamento enorme, por até 20 horas ininterruptas, permitindo ficar mais confortável naqueles dias de temperaturas baixas típicas das estações mais frias.

E como estamos falando de uma lareira portátil, ela pode ser colocada na sala de jantar, na sala de TV, na cozinha, no quarto, no banheiro, no escritório ou aonde você quiser, até mesmo em áreas externas.

Principais vantagens

Está ficando interessado? Então, confira mais vantagens da lareira ecológica:

  • Se encaixa em qualquer ambiente, sem a necessidade de obras;
  • A combustão do etanol não resseca o ar;
  • Ela não produz fumaça tóxica, não trazendo nenhum perigo para os usuários;
  • Pode ser ligada e desligada com muita rapidez, ao contrário das lareiras convencionais, que dão muito trabalho para acender e apagar;
  • Há modelos com design diferente para combinar com inúmeros estilos de decoração;
  • O preço é bem mais baixo que o da lareira tradicional.
lareira a álcool
Ela pode aquecer toda a casa, sem trazer perigos aos moradores (Foto: Reprodução internet)

Modelos, onde comprar

Que tal aquecer a casa no próximo inverno, usando um dos modelos de lareira ecológica? Essa versão ecologicamente correta da lareira é oferecida em diferentes estilos, tamanhos, formatos e cores.

Há desde os tipos mais simples e de tamanho reduzido, que você pode colocar em cima da mesa de centro, às versões maiores e mais trabalhadas, que imitam a lareira a lenha e podem até ser acopladas a estruturas de alvenaria.

preços lareira ecológica
O preço é bem inferior ao da lareira convencional (Foto: Reprodução internet)

Os preços das lareiras ecológicas variam de R$ 500,00 a R$ 2.500,00, em média, dependendo das características do produto. Lojas especializadas em lareiras e em decoração comercializam o acessório, assim como muitas lojas online (Submarino, Americanas, Maganize Luiza, etc.).

Na hora de comprar, o importante é dar preferência às lareiras a álcool de qualidade, fabricadas por marcas que tenham procedência, certificado de atoxidade e que garantam a sua segurança.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *