Como fazer escrituras de Terrenos: Passo a Passo

Hoje em dia para comprar um terreno o proprietário precisa saber que não é somente o gasto com o terreno que o mesmo vai ter, além de claro quando for construir, mas ainda no ato da compra esse proprietário terá alguns gastos quanto a escritura desse terreno. Se você não sabe Como fazer escrituras de Terrenos, poderá conferir nossas informações logo abaixo para estar ciente sobre ela. A escritura tem que ser feita para toda compra, seja ela de um imóvel ou um terreno. Saiba mais sobre.

Como fazer escrituras de Terrenos

Como fazer escrituras de Terrenos

Quando você compra um terreno, precisa dar andamento nessa compra regularizando a escritura do mesmo. Para isso são cobrados dois valores do proprietário que dis respeito do custo do ITBI que para quem nçao sabe, trata-se do Imposto sobre Transferências Imobiliárias e também o custo do cartório. Esses valores são pagos no ato da inscrição. Há uma tabela progressiva a ser seguida para o pagamento do valor do cartório, na verdade é cobrado um valor fixo de acordo com essa tabela levando em conta o valor do terreno. Quanto ao valor do Imposto sobre Transferências Imobiliárias (ITBI) é cobrado uma taxa referente a 2% do valor do imóvel declarado, seja o seu valor real ou o seu valor de venda.

escritura terreno 1


Como exemplo podemos supor que o seu terreno seja avaliado em 150 mil. No cartório você irá pagar 3 mil que é referente ao ITBI, ou seja, 2% de 150 mil e pagará 2.114 mil que é relacionado ao valor do cartório levando em consideração o preço do terreno de acordo com a tabela. Outro fato que deve ser levado em consideração na compra do terreno é quanto ao valor de venda do mesmo. O valor de venda é consultado na prefeitura, porém o terreno também tem um valor real.

A escritura pode ser feita baseada no valor de venda ou no valor real. O valor de venda geralmente é o mais barato, pois num terreno de 150 mil, o mesmo sairia por 40 mil (apenas no papel), porém isso pode gerar um problema quanto a declação do imposto de renda, por tanto a melhor solução seria usar o valor real do imóvel para registrar a escritura, mas você pode estar consultando um especialista no assunto para lhe informar com mais precisão.

escritura terreno 3

Passo a passo escritura de terreno

Registrar uma escritura de terreno não tem segredo, se a compra foi realizada no banco, o mesmo lhe informará quais são os procedimentos, mas é bem simples. Você só precisa ir até um Cartório de Registro de Imóveis e solicitar sua escritura. Antes terá que pagar as taxas cobradas pela mesma ainda no Cartório. Não se preocupe, pois o Cartório irá explicar corretamente como esse procedimento funciona e você poderá tirar algumas dúvidas que ainda não foram esclarecidas.

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *