Como assentar Porcelanato: 3 dicas

Muitas pessoas buscam por informações relacionadas ao porcelanato, pois é um material que proporciona beleza, resistência e porosidade praticamente nula. É por isso que cada vez mais esse material está ganhado espaço nas construções e também nas reformas. Hoje em dia podemos encontrar diversos modelos e texturas de porcelanato, assim como tamanhos e preços que cabem no nosso bolso. Se você deseja obter dicas de como assentar porcelanato, é sobre isso que vamos falar.

Como assentar Porcelanato

Como assentar Porcelanato

Podemos encontrar três tipos de porcelanato, sendo eles semi-polidos, polidos e peça rústica. O modelo de porcelanato semi-polido ou também conhecido como acetinado é a peça de porcelanato que como o próprio nome já diz, não chega a ser polido, portanto não tem brilho.

Já os polidos trazem o brilho que dá a sensação de amplitude, porém eles são mais escorregadios e podem manchar com facilidade se comparado com os modelos semi-polidos. Por fim, temos a peça rústica que são os modelos técnicos e os modelos esmaltados que tem o acabamento mais rústico e oferece maior resistência ao escorregamento, porém a única coisa que não é legal nesse modelo é que o mesmo dificulta a limpeza.

Porcelanato


Pré-aplicação do porcelanato

  1. Verifique se a superfície não está irregular, com poças ou caroços;
  2. Todas as superfícies devem estar limpas, secas, livre de óleos ou tintas;
  3. De acordo com o ambiente defina o tipo de argamassa a ser utilizada: Argamassa Porcelanato
  4. Interna ou Argamassa Porcelanato Externa;
  5. Verifique em projeto a paginação do piso e o ponto de início de aplicação;
  6. Não é necessário molhar a cerâmica, ou deixá-la de molho no dia anterior.

Porcelanato 2

3 dicas de aplicação do porcelanato

  1. É importante informar que a argamassa não proporciona uma aderência suficiente para o porcelanato devido à baixa absorção de água que é uma das características básicas do porcelanato e isso acaba dificultando a aderência mecânica da argamassa.
  2. O tipo de uso, as mudanças de temperatura e as movimentações, podem ocasionar no desprendimento ou levantamento da peça.
  3. Os grandes formatos, a partir de 30 x 30 cm, concentram maior área de ação das tensões naturais da base, exigindo maior aderência das argamassas.

Para que você consiga obter um bom resultado, ou melhor, o resultado que espera, é recomendável que você procure um profissional que lhe ofereça um bom serviço e que assente o porcelanato do jeito que você espera que ele fique.

Quanto ao local onde comprar o material, você poderá procurar em lojas de construção mais próxima de você ou então pesquisar na internet. Lembre-se de pesquisar não só o preço do produto como também a qualidade do mesmo, pois só assim você terá uma peça de qualidade, do jeiro que procura e pagando um preço justo e acessível ao seu bolso.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *