Casas árabes: 40 modelos para lhe inspirar

Hoje em dia podemos contar com diversos tipos de casas e com diferentes estilos e uma delas são as casas árabes que aqui no Brasil é um tanto difícil de encontrar, mas é claro que para quem deseja ter uma casa seguindo os modelos árabes, poderá conferir as ideias que trouxemos e os modelos para lhe inspirar.

Casas árabes: 40 modelos para lhe inspirar

Modelos de casas árabes para lhe inspirar

A principal característica desse tipo de casa é que elas são marcadas pelas colunas, pelos arcos, pelas cúpulas e decorações com mosaicos e arabescos. Nas construções de casas árabes, a porta da rua geralmente está localizada ao lado do pátio e no centro do pátio há uma fonte de água corrente e todos os quartos rodeiam o pátio por meio de um corredor que fica em volta do pátio e há duas colunas que sustentam a cobertura fazendo com que somente uma parte lateral fique em aberto e voltada para o jardim e também para a fonte.

Um tipo de material muito utilizado nas construções de casas árabes são os muxarabis que segundo a tradição árabe permite que as mulheres olhem para o exterior, sem deixar com que estranhos vejam a sua beleza, além de ser algo que proporciona ventilação e iluminação ao local, porém com privacidade. Os muxarabis são utilizados até hoje em construções árabes.

No Brasil há alguns engenheiros que criam peças semelhantes aos muxarabis e que também proporcionam privacidade das casas e sem comprometer a luminosidade e a visão e o nome é cobogó que é resultado da soma das iniciais do sobrenome dos inventores (Coimbra, Boeckmann e Góis).

Outro detalhe que faz toda a diferença e que compõe a decoração da casa árabe são os mosaicos. Estes são elementos que marcam a cultura e arquitetura árabe e geralmente esses mosaicos aparecem nas fachadas das casas árabes. Se a ideia é montar uma casa inspirada em casas árabes, segue os elementos arquitetônicos que trazem um estilo para a árabe para a sua casa:

  • Pátio central com fonte de água;
  • Colunas com arcos dando acesso ao pátio central;
  • Espécie de muxarabis de metal decorando parte da estrutura;
  • Decoração com elementos ao estilo árabe, como lanternas decorativas.

Os vasos de plantas, sofás com cores vibrantes e tapetes na decoração, também são estilos clássicos na decoração árabe. A decoração interna de uma casa árabe segue um mix de tradição e modernidade e é possível ver por meio dos detalhes que os elementos se misturam harmoniosamente.

Os arcos e colunas se completam e marcam o estilo árabe na decoração da fachada. Trouxemos algumas imagens de casas árabes para você se inspirar.

Agora que você já sabe o que usar, poderá usar essas imagens como inspiração e apostar num mix de elementos e tempos para um proposta atual seguindo esse estilo.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *