Aquecimento Solar ou Aquecimento a Gás: Diferenças

Estamos em uma época em que economizar energia é essencial, os aquecedores são importantes, principalmente os aquecedores de aquecimento solar ou aquecimento a gás. No entanto há uma diferença em eles que será explicado abaixo.

Aquecimento Solar ou Aquecimento a Gás?

Na hora de construir tudo é muito rápido, afinal de contas, precisamos deixar sua casa linda e maravilhosa. No entanto, na hora de escolher o aquecimento da sua casa é preciso pensar bastante, ambos possuem prós e contras e por isso, queremos te contar tudo antes que escolha entre o aquecimento solar ou aquecimento a gás.

Aquecimento a Gás

Nos dias de frio é muito bom tomar banho em uma agua quentinha, no entanto precisamos levar em consideração o gasto de energia que tende a aumentar principalmente no inverno. Os aquecedores a gás podem ser encontrados em dois estilos, ou seja, em dois grupos, sendo eles chamados aquecedores a gás de passagem ou aquecedor á gás de acumulação.

Aquecimento Solar ou Aquecimento a Gás?

Antes de comprar o seu aquecedor a gás é preciso determinar qual tipo de gás vai utilizar, com o aquecedor a gás de passagem a economia é maior, porém terá que esperar um pouco para ter água quente. Já o aquecedor a gás de acumulação gasta um pouco mais, porém tem um reservatório de água quente e faz com que a água aqueça rapidamente. O bom do aquecedor solar é que este desliga após o uso do chuveiro.

Aquecimento Solar

Já os aquecedores solares são compostos por placas grandes que são colocadas no telhado para que a luz solar seja reaproveitada e gere energia para aquecer a água. Os aquecedores solares têm ganhado bastante espaço no mercado nos últimos anos. É mais econômico do que os aquecedores a gás, no entanto para que haja um funcionamento do mesmo, é preciso que faça sol, então para os dias muito nublado quase não funciona, pois ele tem um reservatório, mas que precisa ser reabastecido com luz solar.


Aquecedor solar

Existe também os aquecedores solares a gás que é um sistema composto por placas de captação de energia, tanque de acumulação de água quente e um sistema de apoio (backup), através de resistência elétrica ou aquecedor de passagem a gás. O aquecedor solar a gás é uma maneira de juntar os dois em um só, sendo que em dias de sol, usamos o aquecedor e solar e em dias de frio, optamos pelo aquecedor a gás.

Instalação dos aquecedores solares e aquecedores a gás

A instalação do aquecedor a gás deve ser feita na área de serviço em um local protegido e com ventilação superior e inferior permanente. É importante limpar a ducha para eliminar impurezas que ficam da rede de água da rua. Todos os aquecedores a gás devem ter uma chaminé que deverá ser instalada para que a mesma conduza os gases resultantes da queima do gás.

Aquecedor solar a gás

A instalação do sistema de aquecedor solar é um pouco mais complicada e só pode ser instalado por um técnico, pois é preciso fura as telhas, instalar as placas e o reservatório de água. É possível instalar apenas em casas convencionais, pois não temos a versão de aquecedores solares para apartamentos.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *