Aprenda a fazer um baldrame: Passo a Passo Completo

Aprenda a fazer um baldrame para que a sua obra tenha uma sustentação impar, sem ter problemas a médio e longo prazo, como acontecem em muitas obras. Mas antes de aprender a fazer um baldrame é necessário entender o que é isso e como ele interfere na qualidade da sua obra.

Aprenda a fazer um baldrame com pequenos passos (Foto: Divulgação)

Entenda o que é um baldrame

Para quem não sabe, um baldrame trata-se simplesmente de um tipo bem mais comum de fundação. Ele é composto por uma viga, que geralmente é de alvenaria, sendo feita de concreto simples ou armado.

Ele é construído diretamente no solo, saindo dentro de uma pequena vala que deve ser feita no chão. É mais utilizada em situações de cargas menos pesadas, como por exemplo, residência feitas em cima de um terreno bem firme.

O baldrame é a base que sustenta a obra. Graças a ele é que existe muita solidez em obras assim. Uma opção de qualidade é essencial, além de evitar o aparecimento de trincas nas paredes, evitando o aparecimento da umidade na parte de dentro das paredes.

Aprenda a fazer um baldrame e confira como realizar isso no seu dia a dia (Foto: Divulgação)

Como montar e fazer um Baldrame?

Confira o passo a passo de como fazer um baldrame de qualidade:

Aprenda a fazer

Passo 1 – Em cima de uma leve camada de concreto magro, abra uma vala de 20 cm de largura (dependendo da proporção da obra, claro). A vala não pode ter largura inferior a 40 cm, nem precisa ultrapassar um metro.

Passo 2 – O terreno inclinado e a vala precisa ser cortada em formato de degraus. Sempre considerando uma linha imaginária de 10% calculados em cima do valor da inclinação.

Passo 3 – Após isso é necessário amassar bem a parte do fundo da vala que você fez para que fique uniforme e compactada. Depois disso, piquetes precisam ser cavados ao longo de sua extensão. Eles servirão como uma referência para que o lastro de concreto acabe ficando nivelado e uniforme.

Passo 4 – Jogue uma camada de 10 cm de brita no fundo da vala e soque bem para penetrar na terra.

Aprenda a fazer um baldrame e veja como a estrutura da sua obra vai dar certo (Foto: Divulgação)

Passo 5– De forma paralela monte a armadura, sempre colocando em posição os estribos, que ficam amarrados em barras em formato horizontal. Amarrando com arame recozido, colocando no espaçamento que foi determinado pelo projeto. As formas também devem estar em preparação usando as tábuas, sarrafos e desmoldante.

Passo 6– Após o posicionamento da armadura na vala chegou o momento de começar a concretagem. Sempre adensando bem o concreto com a barra de aço depois do lançamento de cada lata. Para acabar com as bolhas de ar, é recomendado que se faça o uso de um vibrador. Com esse equipamento é possível ir alisando a parte de cima com a colher.

Passo 7– Durante três dias o concreto passa por uma cura úmida. Ou seja: mantenha sempre úmido, use uma esponja.

Passo 8- Depois de um dia que fez a concretagem comece a executar a parte de alvenaria, colocando em cima das sapatas os blocos de concretos.

Passo 9– Depois de três dias as fôrmas precisam ser removidas e tudo deve ser executado com cinta de amarração.

Passo 10 – Finalize com a impermeabilização

Agora ficou simples realizar esse processo da sua obra.

 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *