5 dicas para fazer o encanamento da sua casa

Construir uma casa dá um pouco de trabalho, pois são tantos detalhes que não podemos esquecer. São várias preocupações como o sistema elétrico, a própria construção, o sistema hidráulico. Neste poste daremos dicas sobre o sistema hidráulico para que você possa fazer o encanamento da sua casa, sem precisar contratar nenhum profissional. Siga nossas dicas!

5 dicas para fazer o encanamento da sua casa
Confira as cinco dicas para não errada na hora de colocar o encanamento na sua residência.

Dicas para fazer o Encanamento

O sistema hidráulico é caracterizado pela água que abastece a casa, como por exemplo, que é distribuída pelas torneiras. E o sistema de esgoto, que é o responsável pelo encaminhamento da água já utilizada para a estação de tratamento. Confira as dicas abaixo.


  • Dica 1: Procure materiais certificados pelo Inmetro. Produtos não certificados não tem garantia de qualidade. Isso pode resultar em sérios problemas na rede hidráulica de sua residência. Dessa forma, será preciso uma reforma para reparar possíveis danos causados. Procure por encanamentos bons, porém economize na compra. Para que isso aconteça, pesquise em pelo menos três lojas para ter a certeza de que está pagando um preço bem menor do que o cobrado em outras lojas.
  • Dica 2: Preste atenção nas juntas elásticas. Elas são responsáveis pela ligação de um cano ao outro. Procure usar juntas elásticas de qualidade. Usando as juntas de qualidade, você pode evitar possíveis vazamentos na passagem da água pelos canos, use as dicas para fazer o encanamento da sua casa, jamais use as opções muito econômicas!
  • Dica 3: Para o encanamento da cozinha, procure utilizar caixas de gordura. Essa caixa é responsável por armazenar a gordura dos pratos, talheres e panelas. Esse sistema é excelente, pois a gordura é impedida de chegar até o esgoto. Se a gordura cair no encanamento, o mesmo ficará entupido. Para evitar esse transtorno, instale a caixa de gordura. Ela pode ser limpada regularmente para manter o seu funcionamento sempre ativo.
  • Dica 4: Para os encanamentos que passam por furos em lajes precisam de um furo. Esse furo precisa ter uma abertura superior ao diâmetro da tubulação. Esse detalhe precisa ser verificado antes da instalação dos tubos de encanamento para evitar forçar os mesmo e causar tensões futuras.
  • Dica 5: Ninguém aguenta uma casa cheirando mal. Por isso, cuide da parte de sinfonagem e ventilação dos tubos de encanamento. E falta de um desses sistemas, resultam em mau cheiro e a casa toda fica cheirando mal.

5 dicas para fazer o encanamento da sua casa

Equipe de instalações de encanamento: Fazer o encanamento sozinho?

Para fazer essas instalações, é preciso que o trabalho seja executado por alguém de confiança. Por que reparos na rede hidráulica exige muito esforço, pois muitas vezes tem que realizar quebras para poder consertar. Esses reparos podem, em casos extremos, abalar a residência. Sendo assim, procure referências sobre o profissional que está contratando. Veja se ele tem especialidade com os encanamentos. Essa informação é extremamente importante para que o trabalho saia conforme esperado. Acompanhe de perto. Caso a obra não esteja perto de você, faça visitas periódicas a obra.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *