10 modelos de fachadas ventiladas: Como funciona?

Para quem não conhece, a fachada ventilada é considerada uma solução bem construtiva e também sustentável que traz inovação e eficiência energética para proporcionar o conforto térmico. A fachada ventilada é capaz de reduzir o consumo de energia em 30 a 50% e outro detalhe é que elas são construídas com materiais 100% recicláveis e essa é uma das vantagens. Por esse motivo, trouxemos 10 modelos de fachadas ventiladas e também explicamos como a mesma funciona.

10 modelos de fachadas ventiladas: Como funciona?

Fachadas ventiladas

A fachada ventilada é indicada para ser usada em edifícios e na verdade ela compõe a fachada principal e serve como uma proteção. A fachada ventilada é fixada em uma armação de alumínio ou também pode ser de aço inoxidável que fica ancorada a estrutura da edificação e com isso mantem a fachada afastada da alvenaria de vedação.

O principal da fachada ventilada é o sistema de juntas abertas e isso faz com que os espaços entre as placas não recebam vedação completa nas aberturas inferiores e superiores. Essa cavidade tem largura média entre 10 a 15 centímetros. A fachada ventilada proporciona um efeito chaminé que na verdade é a troca de ar permanente na câmara maior e traz o conforto ambiental dentro do edifício.

O efeito chaminé da fachada ventilada acontece quando o ar quente sobe e pela diferença de pressão, acaba sugando, para dentro da cavidade o ar mais fresco. O ar que fica na cavidade acaba mudando continuamente e não aquece a face do corpo da edificação que permanece protegida.

Vantagens da Fachada Ventilada

As fachadas ventiladas proporcionam algumas vantagens que são:

Sistema respirante: O sistema possibilita a dispersão do vapor presente no interior das paredes, eliminando a umidade dos edifícios.

Estanqueidade à água: O sistema de fachadas ventiladas é capaz de controlar a entrada de água da chuva e eliminar as infiltrações, uma das causas mais frequentes da deterioração das fachadas.

Facilidade de limpeza: A estanqueidade da água é uma vantagem, também, porque sua alta durabilidade e seu baixo grau de absorção permitem que a limpeza  das placas seja feita pela própria água da chuva.

Facilidade de manutenção e reposição das placas: Proporciona redução considerável do prazo de obra, com baixo ruído e menor interdição a possibilidade de uso de placas em grandes formatos com segurança.

As fachadas ventiladas ventilam o edifício e minimiza o consumo de energia para o condicionamento de seu ar inferior. Outra vantagem é a redução considerável do prazo de obra, com baixo ruído e menor interdição a possibilidade de uso de placas. Há também o tratamento de isolamento térmico e acústico e de tratamento de revestimento anti-bactericida.

A fachada ventilada pode ser utilizada em residências com redução considerável de prazo de obra e também em comércios e em hospitais, além de equipamentos urbanos.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *