10 dicas de como escolher um engenheiro

Quando estamos pensando em construir, sempre surgem dúvidas e uma delas é qual engenheiro escolher para conduzir a nossa construção. Se temos um engenheiro de nossa confiança, certamente fica mais fácil, mas para quem não tem, vamos dar 10 dicas de como escolher um engenheiro de confiança.

10 dicas de como escolher um engenheiro
Confira 10 dicas de como escolher um engenheiro.

10 dicas de como escolher um engenheiro

Em qualquer tipo de obra, é necessário pesquisar e colocar o orçamento na ponta do lápis e com certeza, encontrar um profissional que atenda as expectativas da sua família e identifique as necessidades que estão apresentando para atender os aspectos funcionais, estéticos e executivos da obra. Geralmente o engenheiro não participa da obra, mas esse profissional é extremamente importante para a mesma, pois ele executa os projetos e define os custos da obra de acordo com a necessidade do proprietário. Por isso, separamos 10 dicas de como escolher um engenheiro que vai ser parceiro da sua obra.

Dica 1: O primeiro passo é anotar os nomes dos profissionais que você conhece ou os nomes dos profissionais que foram indicados.

Dica 2: Procure saber de todos os trabalhos que cada um deles realizou, busque informações com as pessoas que já construíram um imóvel com esse profissional. Peça para que o profissional o leve até uma de suas obras. Dá um pouco de trabalho, porém é importante conhecer os profissionais para não “entrar numa fria”.

Dicas para contratar um engenheiro

Dica 3: Pesquise também os preços que os profissionais cobram por cada obra. Faça um cálculo e tire uma média entre eles, ou seja, vale a pena gastar pouco por um trabalho sem qualidade, ou é melhor gastar um pouco mais e ter um trabalho bem feito.

Dica 4: Marque uma reunião com alguns ou apenas um dos engenheiros. Essa reunião é gratuita e nela você poderá esclarecer todas as suas dúvidas.


Dica 5: Verifique se o profissional escolhido está cadastrado no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA). Se desejar, peça o para ver o acervo técnico que é um documento que apresenta os projetos ou obras realizadas pelo profissional engenheiro.

Dica 6: Visite o escritório do engenheiro contratado. Geralmente esses profissionais tem um escritório onde costumam receber seus clientes. Para quem trabalha com construção, o escritório é uma espécie de cartão de visitas.

Como contratar um engenheiro de confiança

Dica 7: Não se esqueça de investigar também a empresa, se caso for contratar um engenheiro de alguma empresa, para não correr o risco de estar fechando negócio com uma empresa “picareta”.

Dica 8: Procure saber a forma de trabalho do engenheiro, se o mesmo tem uma equipe ou se é preciso contratar uma equipe a parte para realizar a construção.

Dica 9: Para construir, é preciso obter licença da Prefeitura e a assinatura do engenheiro é extremamente necessário para que a documentação do imóvel seja feita. Por esse motivo, pesquise no Cartório de Imóveis, se o engenheiro que você escolheu já registrou algum imóvel e se tudo correu bem.

Dica 10: Estabeleça um contrato com esse profissional e coloque todos os detalhes, tais como valores, prazo de entrega do imóvel, formas de pagamento e todos os outros dados que julgar necessário.

 Como encontrar um engenheiro de confiança

Qualidades do engenheiro

Para construir um imóvel, o engenheiro precisa ser criativo, auto motivado, Analítico na formulação e soluções de problemas, Inovador, na solução de problemas de engenharia. Atente-se para as qualidades do engenheiro que contratou e explore essas qualidades juntamente com ele em sua construção.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *